sexta-feira, 8 de abril de 2011

Ativ_1_7: Trabalho por projetos

Projeto “Quem sou eu”
Alunos atendidos: 2º ano do Ensino Fundamental
Duração: 15 dias
Período: fevereiro
Temas a serem trabalhados:
·        Minha história de vida
·        Como  eu sou?
·        Minha identidade pessoal.
História da minha família.
·        Quem são?
·        Como eles são?
Eu e minha escola.
·        Onde estudo?
·        Meus colegas.

Justificativa:
         As atividades sugeridas levarão os alunos a conhecer a si mesmos, levando-os a compreender que tem uma identidade e que fazem de um conjunto de pessoas em casa, na escola e na comunidade.

Objetivos:
·        Revelar de diferentes maneiras o seu modo de ser.
·        Entender que a vida é um processo de continuidade do passado e do presente.
·        Reconhecer-se como ser único na sociedade em que vive.
·        Conhecer a história de seus colegas a partir de relatos dos mesmos.
Desenvolvimento:
·        Explicação sobre a data de nascimento (certidão de nascimento)
·        A partir de dados pessoais observados na certidão, explicar como é formado o sobrenome.
·        Verificar na sala se existe alunos com o mesmo sobrenome, ou que nasceram no mesmo dia, no mesmo mês, no mesmo ano, na mesma maternidade.
·        Consultar a certidão de nascimento, para preencher a ficha.
·        Conversar com o aluno abordando as questões.
Ø Será que o lugar onde estudamos faz parte de nossa vida, da nossa história? Por quê?
Ø O lugar onde estudamos sempre foi como hoje? Houve mudanças? Que mudanças vocês imaginam?
Ø Quem conhece a história do lugar onde estuda? Qual é?
Discutir com o aluno:
Ø Porque você não pode ser confundido com outra pessoa, mesmo tendo nome igual a ela?
Ø Compare você com outro colega. Quais as diferenças e semelhanças entre vocês?
Ø Se você tem o mesmo sobrenome que outro colega, quer dizer que são da mesma família? Por quê?
Ø Quais os acontecimentos que você considera importantes na sua vida?
Ø As pessoas estão sempre querendo mudar alguma coisa em si: o cabelo, os olhos. Por quê?
·        Confecção de linhas do tempo.

Culminância:

         Montagem de textos coletivos ou individuais, álbuns e livros abordando a história e sua história na escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário