terça-feira, 19 de julho de 2011

4.6 – Plano de aula reelaborado.

Ao colocar em prática o plano de aula referente aos biomas brasileiros, pude perceber que alguns pontos não saíram conforme o planejado e que, portanto poderiam ser modificados e melhorados.
O tempo estipulado para a execução do projeto foi muito curto para abranger um conteúdo tão amplo, assim sugiro que seja reservado no mínimo oito módulos de 50 minutos e não apenas quatro.
Também notei que se o filme Tayná tivesse sido exibido na 1ª etapa do projeto seria mais enriquecedor, pois os alunos poderiam formar um conceito sobre a Floresta Amazônica, antes de estudá-la.
Poderia também pedir que para aqueles que têm acesso a internet, fizessem uma pesquisa sobre os biomas brasileiros e trouxessem as informações mais interessantes para compartilhar com os colegas.
Dessa maneira o plano de aula ficaria estruturado da seguinte maneira:
TEMA DA AULA: Biomas brasileiros – a floresta amazônica e a mata atlântica.
TURMA: 5º ANO
Duração: Oito módulos de 50 minutos.
Objetivos:
Entender que a vegetação brasileira se modificou com a ocupação humana, e grande parte dos biomas foi devastado.
* Identificar as principais características da floresta amazônica e da mata atlântica, valorizando sua diversidade e conhecendo os principais problemas que as afetam.
* Conhecer alguns exemplos da fauna e flora típicas desses biomas.
* caracterizar os principais elementos da paisagem amazônica: a vegetação e os rios.
*Conhecer os modos de vida dos povos que habitam a floresta amazônica.
* Refletir sobre os problemas que ocorrem na floresta amazônica e nos remanescentes de mata atlântica.
* Desenvolver atitudes que contribuam para o desenvolvimento sustentável do planeta e para a preservação do meio ambiente.
ETAPAS DA ATIVIDADE.
1ª etapa: Exibição do filme TAYNÁ: Uma aventura na Floresta Amazônica.
2ª etapa: Pesquisa na internet sobre o tema.
3ª etapa : Conversar com os alunos sobre a floresta amazônica e sobre a mata atlântica para identificar seus conhecimentos prévios sobre o tema.
4ª etapa: Fazer um estudo do conteúdo proposto nos livros didáticos de ciências e geografia pois ambos tratam do mesmo assunto, porem com abordagens diferentes.
- Ciências : Projeto Pitanguá. Ed Moderna – 5º ano     
- Geografia: Projeto Buriti. Ed Moderna – 5º ano.
5ª etapa : Exibição de alguns temas do DVDescola – volume II (MEIO AMBIENTE).
- A árvore da borracha
- Parques e reservas: Corredor Ecológico da Amazônia
- Ecossistemas: Várzea Amazônica
6ª Etapa: Exibição do filme
7ª Etapa: Atividades didáticas direcionadas. (mapas, textos, caça-palavras, cruzadinha, desenhos, etc).
RECURSOS NECESSÁRIOS
DATASHOW
LIVRO TV e DVD
DIDÁTICO
PAPEL OFÍCIO
LÁPIS E BORRACHA
AVALIAÇÃO
A avaliação durante a realização das atividades, valorizando sempre a participação dos alunos através da expressão oral, escrita e artística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário