sábado, 16 de julho de 2011

Atividade 2.6- Planejando uma atividade com hipertexto ou internet

Tipos de solo
            Essa atividade poderá ser aplicada aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, Duas (2) aulas.

O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Os alunos poderão aprender com estas aulas que existem diferentes tipos de solos e, sobretudo que existem consistências diferentes entre eles.

Motivação:

 O professor deve aula dizendo aos alunos que tudo o que existe na natureza é alvo de estudos do homem, pelo fato de que tudo o que existe nela exerce influência de alguma forma em sua vida, como é o caso dos solos.
O professor deverá perguntar aos alunos se eles sabem qual a importância que o solo tem para a vida deles. Após ouvir a opinião dos alunos, sugerimos que o professor apresente a reportagem (conforme link abaixo)  aos alunos, para que possam perceber a importância que o solo tem na vida do ser humano. Com esta reportagem, os alunos poderão perceber que o tipo de solo exerce influência importante e, pode até mesmo causar desastres como no exemplo da reportagem. O texto traz informações sobre um determinado estado do Brasil (Santa Catarina), fato este que faz com que a aula seja interdisciplinar, uma vez que o professor pode levar à sala de aula mapas, entre outros materiais para que os alunos tenham subsídios para o trabalho com a disciplina de geografia, por exemplo.  
Recursos utilizados:
- Três amostras de solo: areia, argila e húmus
- Papel ofício, lápis
- Garrafas pet (para confeccionar os funis)

Desenvolvimento
Atividade 1
O professor deverá colocar em uma mesa (se possível uma mesa grande) os materiais trazidos pelos alunos - um pouco de terra (amostra dela).  Cada amostra poderá estar em um prato, ou até mesmo sobre folhas de jornal.
Sugerimos que, se possível, que cada saco de terra tenha a informação de onde foi retirada, por exemplo, do jardim, do quintal, do sítio etc.
Após isto, os alunos deverão ser separados em grupos, e estes podem ser formados com até 03 integrantes.
Em seguida, o professor deverá pedir para que os alunos, em grupos, comparem as seguintes características das terras dispostas na mesa:
- Cor (diferença entre os tons – avermelhados, pretos, marrons claros e escuros, amarelados e etc);
- Consistência (observar se as terras estão mais úmidas ou mais secas, mais ou menos porosa);
- Entre outros diferenças que constatarem.
Cada grupo deverá: observar as amostras existentes e escolher duas para fazer a comparação. Esta deverá ser apresentada aos demais grupos e ao professor oralmente, além de entregar ao professor um relatório escrito com as comparações feitas.
Atividade 2
Neste momento, o professor deverá colocar em uma mesa (se possível uma mesa grande) os materiais trazidos pelos alunos - um pouco de terra (amostra dela) e os funis confeccionados com garrafa pet.
O grupo deverá colocar um pouco de cada amostra de solo em cada funil, que deverá ter em cada orifício um pouco de algodão.
Em seguida eles colocarão a água em cada funil (a mesma quantidade em cada um).
O objetivo dessa atividade é verificar a permeabilidade da água em cada tipo de solo.
Em seguida, os grupos deverão apresentar um relatório por escrito das conclusões sobre qual tipo de amostra se solo apresenta maior ou menor permeabilidade de água.

Avaliação:
A avaliação dessa atividade será feita através dos comentários dos alunos e dos relatórios por escrito.

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