terça-feira, 19 de julho de 2011

4.7 – Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo.

De acordo com o dicionário Aurélio, Currículo são as disciplinas de um curso escolar, englobando as metodologias e estratégias que deverão ser utilizadas para que o currículo seja cumprido como programado.
Um currículo educacional e um caminho a percorrer rumo ao aprendizado dos alunos. E formado, alem dos componentes curriculares, por tudo aquilo que acontece na escola.
Atualmente são inegáveis as contribuições que a tecnologia traz para o desenvolvimento de novas metodologias e estratégias de ensino, proporcionando a integração do projeto curricular com a intencionalidade pedagógica de desenvolver a capacidade de pensar e aprender, interagindo com o conteúdo. São muitas as contribuições das tecnologias para a educação e dentre elas podemos citar a articulação entre disciplinas e mídias digitais, a tecnologia digital de busca, seleção, articulação, a produção de novas informações, a produção colaborativa de conhecimento, as metodologias que levam em conta o interesse e as preferências de aprendizagem dos alunos.
A o utilizar as novas tecnologias para o planejamento e desenvolvimento de suas aulas, o professor estará abrindo caminho para uma aprendizagem construcionaista e proporcionando a interação entre tecnologia e currículo, bem como estabelecendo um novo vinculo com os alunos, pois deixara de ser um transmissor de informações e se tornará um mediador entre estes e o conhecimento, proporcionando uma aprendizagem significativa, onde os alunos constroem seu próprio conhecimento.
Uma das formas de se trabalhar o currículo é utilizando projetos de aprendizagem que atendem as necessidades reais dos alunos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário