sábado, 16 de julho de 2011

Atividade 2.2- Coisas importantes e significativas sobre o hipertexto

            As características e especificidades dos hipertextos tornam-os diferentes dos textos comuns, e os transformam em importantes ferramentas de pesquisa no novo contexto de crescimento tecnológico que diariamente nos surpreende com seus avanços. Num primeiro momento percebemos a grande diferença por reconfigurar o papel do autor e do leitor, mudando a idéia de posse e de autoria do texto e de ser submetido a avaliações e comentários.
            O hipertexto traz grandes benefícios aos pesquisadores, atribuindo-lhes autonomia e responsabilidade sobre seu próprio aprendizado, independente do que é proposto pelo seu professor. O pesquisador torna-se colaborador do seu próprio processo de ensino aprendizagem.
            Num hipertexto temos um leque muito grande de informações, dependendo apenas do interesse do pesquisador em clicar nos links para ver as informações. O hipertexto vem de encontro ao conhecimento compartilhado dentre as diversas disciplinas mostrando a possibilidade do trabalho em conjunto, e ainda de fácil acesso, pela internet estar disponível na maioria das escolas.
            Há autores que o definem como um sistema de aprendizagem em que algum tipo de aprendizagem ocorre da utilização de um sistema de informação e autores que o definem como sistema de ensino, ligado a contextos formais e tarefas orientadas para objetivos.
Encontra, ainda, diferentes perspectivas: aprendizagem por descoberta em que, em uma rede de conhecimentos interligados, o usuário aprenderá explorando e descobrindo no espaço de informações, de modo incidental e pela experiência pessoal; aprendizagem associativa em que o usuário, informalmente, e por fatores motivacionais, realiza algum tipo de aprendizagem; aprendizagem implícita em oposição à aprendizagem explícita.
Há, porém, um certo consenso no sentido de que o hipertexto possibilita um alto grau de autonomia e que contribui para que se expressem estratégias individuais de aprendizagem, sendo o sujeito responsável pelo processo.

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