sábado, 16 de julho de 2011

Atividade 2.10 – Vagueando pela wikipedia. O que e wikipedia?


            Wikipédia é uma enciclopédia multilíngüe on-line livre, colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias. Por ser livre, entende-se que qualquer artigo dessa obra pode ser transcrito, modificado e ampliado, desde que preservados os direitos de cópia e modificações.
            O modelo wiki é uma rede de páginas web contendo as mais diversas informações, que podem ser modificadas e ampliadas por qualquer pessoa através de navegadores comuns, tais como o Internet Explorer, Mozilla Firefox, Netscape, Opera, ou outro qualquer programa capaz de ler páginas em HTML e imagens.
            Qualquer pessoa com acesso à Internet pode modificar os artigos, e cada leitor é potencial colaborador do projeto. A enciclopédia sem fins lucrativos, gerida e operada pela Wikimedia Foundation, que organiza artigos, imagens e paginas de discussões. Juntando-se todas as versões, já se chega a cerca de 4.600.000 artigos. Desde seu início, a Wikipédia tem aumentado firmemente sua popularidade, e seu sucesso tem colocado-a entre os quinze websites mais visitados no mundo. Contudo, o fato de qualquer um, especialista ou não, poder editar o conteúdo da Wikipédia tem gerado controvérsias. Algumas revistas e/ou enciclopédias rivais tem criticado os artigos contidos na Wikipédia, que afirmam serem abordados de tal forma que condigam com a opinião da maioria, e não com os fatos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário